Nota de solidariedade à vereadora Tainá de Paula

Publicado: 28 Maio, 2021 - 19h12 | Última modificação: 28 Maio, 2021 - 19h18

A CUT-Rio se solidariza com a vereadora Tainá de Paula (PT) e seus assessores, que sofreram uma abordagem violenta de policiais militares na noite desta quinta-feira(27). A parlamentar relatou que o carro em que viajava ao lado de integrantes do gabinete da Câmara Municipal, todos negros, foi parado por policiais militares que apontavam armas e, mesmo após a identificação da vereadora, ordenaram que todos saíssem com as mãos na cabeça. O fato aconteceu a apenas um quilômetro do local em que a vereadora Marielle Franco foi brutalmente assassinada.
A polícia tem a missão de proteger a população e não de aterrorizar e, muito menos, de atuar reforçando o racismo estrutural que sujeita pessoas negras a agressões diárias.
À companheira Tainá de Paula e seus assessores, nossa mensagem de apoio. À PM, nossa solicitação que o caso seja apurado e que essa prática, com origens na cultura escravocrata, seja, de uma vez por todas, punida e deixe de ser aceita na corporação.