MÃE BERNADETE, PRESENTE!
Publicado: 18 Agosto, 2023 - 17h21 | Última modificação: 18 Agosto, 2023 - 17h40
Escrito por: CUT-Rio
A CUT-Rio lamenta o assassinato de Mãe Bernadete, Ialorixá e ex-Secretária de Igualdade Racial do município baiano Simões Filho, que vinha denunciando as ameaças e violências contra sua comunidade. Nesse momento de dor, nossa solidariedade às companheiras e companheiros de luta e familiares.
O racismo religioso e a violência política de gênero e raça precisam ser enfrentados com políticas públicas e urgente ação do estado.
A CUT-Rio esteve presente na Marcha das Margaridas, realizada em Brasília esta semana, onde as mulheres trabalhadoras de todo Brasil apresentaram uma pauta de reivindicações em que constava: "Se faz urgente criar mecanismos para combater os altos índices de violência aos corpos e à vida das defensoras quilombolas, lideranças de seus territórios, constantemente ameaçadas de morte".
A classe trabalhadora se manifesta pelo direito à vida das mulheres de axé, pois entende que a morte da liderança quilombola representa uma ação racista e de intolerância religiosa.
As Secretarias das Mulheres e de Combate ao Racismo da CUT-Rio clamam, reclamam e conclamam por respeito aos nossos corpos, aos saberes e aos nossos direitos. Ainda, nos colocamos inteiramente à disposição para o total enfrentamento da política genocida do Estado.
Cumpra-se! Chega de racismo! Vidas quilombolas importam!