I Encontro de Formação do Coletivo de Mulheres Cutistas da gestão 2023/2027

Publicado: 30 Janeiro, 2024 - 15h35 | Última modificação: 30 Janeiro, 2024 - 15h46

Escrito por: CUT-Rio | Editado por: CUT-Rio

O I Encontro de Formação do Coletivo de Mulheres Cutistas da gestão 2023/2027 aconteceu nesse último final de semana em Maricá, Região Oceânica do Rio. Em pauta, assuntos que rondam a participação das mulheres não só na luta sindical, mas também nas batalhas feministas.

O documentário “A Voz é delas. Histórias não contadas de Mulheres Sindicalistas”, produzido pela CUT-DF, abriu o encontro resgatando a memória e a importância das mulheres sindicalistas da base da Central Única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. “Esse vídeo inspira nós mulheres a continuar firmes na nossa luta, combatendo as desigualdades de gênero, retaliações por sermos mulheres, denunciando violências e formando uma rede de apoio feminista”, reiterou a Secretária de Mulheres da CUT-Rio, Gisele Calamara.

Rodas de conversa foram formadas para discutir temas como: violência política de gênero e paridade qualificada; Convenção 190 da OIT, que é o primeiro tratado internacional a reconhecer o direito de todas as pessoas a um mundo livre de violência e assédio e a importância da ratificação com a perspectiva dos movimentos sindicais na pauta das mulheres no governo Lula, além de palestra sobre os desafios para as mulheres cutistas no movimento CUTista e sindical, com a participação da diretora da CUT-Rio, Marlene Miranda, entre outros assuntos pertinentes a participação das mulheres nas lutas.

“A união das mulheres é uma das formas de mover a luta sindical também para o combate à violência e o assédio no mundo do trabalho. Infelizmente, ainda nos deparamos com casos e mais casos de feminicídio, desigualdade de gênero e perseguição política à mulher trabalhadora, e é justamente por isso que a CUT-Rio organizou esse encontro. Foram dois dias de reflexões que trouxeram um novo olhar, mais incisivo, do nosso papel e do papel da mobilização geral nesse cenário”, disse Adriana Nalesso, vice-presidenta da CUT-Rio e presidenta da Federa-RJ.

O documentário “A Voz é delas. Histórias não contadas de Mulheres Sindicalistas” pode ser assistido no link: https://youtu.be/vE6I6mJJC0E?si=Br6kgMBwedZ3HWbD