CUT-RJ apoia 4ª Ação da Marcha Mundial das Mulheres no Rio

Mulheres do Rio e de São Paulo, além de convidadas de outros estados, realizaram suas atividades no último fim de semana na Zona Norte do Rio de Janeiro

Publicado: 02 Setembro, 2015 - 18h00

Escrito por: CUT-RJ

A 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, que acontece desde março no Brasil e em outros 95 países, contou com atividades no Rio no último fim de semana com a participação e o apoio da CUT-RJ e de sindicatos cutistas. O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel-Rio) recebeu as atividades de formação e também as refeições, enquanto que o Colégio 1º de Maio, do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Energia (Sintergia-RJ), serviu de alojamento para as participantes do evento e o Sindicato dos Bancários do Rio imprimiu os adesivos e os boletins da MMM para ação.

A formação teve como foco o feminismo e a desmilitarização, contando com debates específicos com os temas “desmilitarização do território que vivemos”, “redução da maioridade não é solução”, “a cidade é nossa, a rua é nossa e o corpo é meu” e “nosso tempo espaço e os nossos corpos não são mercadoria”. A Ação também contou com momento de ocupação do espaço público. No sábado (29/8) à noite, na Praça Agripino Grieco, no Méier, foram realizadas oficinas de batucada, ciranda e desfile de roupas afro. Já no domingo (30), com o objetivo de evidenciar a luta cotidiana de resistência baseada na solidariedade feminista, as mulheres caminharam com músicas e palavras de ordem da sede do Sinttel-Rio, no Maracanã, até a estação de trem de São Cristóvão, onde pegaram o trem para dialogar com a população. Outra caminhada ocorreu pela Rua Dias da Cruz, no Méier, encerrada com uma dança de coco e uma ciranda.

A representante da CUT-RJ, Maria Eduarda Quiroga Fernandes, explicou a participação da militância cutista na realização da 4ª Ação da Marcha Mundial das Mulheres no Rio. “Nós, cutistas, além de conseguirmos os espaços para as atividades no Sinttel-Rio e para o alojamento no Sintergia-RJ, participamos enquanto mulheres trabalhadoras dos três dias da Ação, pois além de reconhecermos a MMM como um movimento parceiro, as trabalhadoras sofrem com a militarização por termos jornada dupla e estarmos sujeitas a toques de recolher, fechamento de escolas por conta de tiroteios e nossas crianças ficam sem aula e não temos quem fique com elas para trabalharmos”. “Enfim, junto com o movimento de mulheres trabalhamos não só as pautas do mundo do trabalho tão caras a central, mas também todas as pautas produzidas por uma sociedade machista e patriarcal que nossa central assumiu o desafio de combater para mudar a vida de todos e todas, e vem dando o exemplo de como fazer ao construir uma gestão paritária”, completou.

Sobre a 4ª Ação

A 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres está ocorrendo desde 8 de março deste ano em 96 países onde a MMM está organizada. As mulheres em 2015 saem às ruas em defesa de seus "territórios", compostos por nossos corpos, pelo lugar onde vivemos, trabalhamos e desenvolvemos nossas lutas, nossas relações comunitárias e nossa história. No Brasil, as atividades estão sendo descentralizadas. As companheiras do Rio de Janeiro e São Paulo, com algumas convidadas de outros estados como Minas Gerais, Bahia e Paraná, realizaram suas atividades entre os dias 28 e 30 de agosto na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Confira o vídeo do encerramento da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres no RJ, com participação do coletivo teatral Levante Mulher:

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
Ciranda Feminista [Apoie o filme Formigueiro]

Nossa passagem pelo Rio de Janeiro acabou em uma ciranda feminista. <3Quer conhecer as histórias das guerreiras que encontramos por lá? Então ajude a terminar o filme Formigueiro - A Revolução Cotidiana das Mulheres!http://beta.benfeitoria.com/formigueirofilme--Encerramento da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres no RJ, com participação do coletivo teatral Levante Mulher.

Posted by Formigueiro on Segunda, 31 de agosto de 2015