MENU

CUT-Rio participa de Mobilização Nacional em Defesa da Justiça do Trabalho

Publicado: 28 Fevereiro, 2024 - 17h22

Escrito por: CUT-RJ

notice

A CUT-Rio se uniu a várias instituições, lideranças sindicais, juristas, advogados e sociedade civil na manhã desta quarta-feira (28/2), em ato público em defesa da Justiça do Trabalho.


A manifestação aconteceu em frente ao TRT Lavradio, na Lapa, em protesto contra instâncias que estão impondo limitações à Justiça do Trabalho, além da defesa da democracia e contra a reforma trabalhista.

Adriana Nalesso, vice-presidenta da CUT-Rio e presidenta da Federa-RJ, ressaltou a importância desse ato. “É defender direitos, é para reivindicar que outras defendem a carteira de trabalho que é fundamental. Hoje, a gente presencia um mundo de trabalho diferente, onde a precarização está em curso. A nossa luta também é defender a democracia, a justiça social. Vamos juntos na resistência construir um Brasil melhor”, ressaltou.

Para Virginia Berriel, representante da CUT Nacional no Conselho Nacional dos Direitos Humanos, o processo de precarização do trabalho é contrário ao vínculo empregatício que a Justiça do Trabalho está fazendo. “Querem destruir a Fiscalização e o Ministério Público do Trabalho. Não podemos permitir. Sem Justiça do Trabalho, não temos democracia. Sem Justiça do Trabalho, não temos garantia dos direitos humanos para os trabalhadores e trabalhadoras”, enfatizou.

A tentativa de esvaziamento da Justiça do trabalho vem na esteira dos prejuízos já causados pela Reforma Trabalhista que fez diminuir, no Rio de Janeiro, em cerca de 30% o número de ações trabalhistas, sem melhorias nas condições de trabalho.